A programação começa nesta sexta-feira (29): o Museu de Arte Contemporânea do Paraná será palco da sessão de encerramento do Cine Adélia, com a exibição de curtas-metragens e debate com interpretação em Libras. O Museu Paranaense, na próxima quinta-feira (5), às 19h, lança o catálogo da exposição “Objeto Sujeito”, com uma mesa de conversa com o coletivo curatorial da exposição, equipe do museu e artistas.
A Biblioteca Pública do Paraná promove o lançamento do livro "Os Haicais do Zequinha" no dia 30, às 09h, com bate-papo e sessão de autógrafos, e a palestra “Poéticas do Cão Andarilho”, às 10h. Na quinta-feira (5), às 10h30 ocorre a apresentação do Projeto Coral Música Viva, com a apresentação de 20 crianças no hall térreo da biblioteca.
O Museu Casa Alfredo Andersen inaugura na próxima quarta-feira (4), às 18h, a exposição “Territórios Íntimo”, reunindo os trabalhos da turma de Linguagens Poéticas do Ateliê de Cerâmica da Academia. No Centro Juvenil de Artes Plásticas, as exposições de obras de alunos do curso de Formação de Docentes estarão abertas de 2 a 6 de dezembro.
O Centro Cultural Teatro Guaíra também estará em destaque, com a apresentação na sexta-feira (29), às 20h, do espetáculo "Crisálida", da Escola de Dança Teatro Guaíra; no sábado (30), às 21h, "A Lista", com Lilia Cabral e Giulia Bertolli. Para fechar a semana com chave de ouro, a Orquestra Sinfônica do Paraná homenageia Giacomo Puccini em sua apresentação de encerramento da temporada 2024.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Jornal Cândido– A edição edição 156 está disponível com um conteúdo especial sobre escritoras negras e paranaenses que têm como referência a poeta simbolista curitibana Laura Santos (1919-1981). A pauta nasce em novembro, mês da Consciência Negra, e inclui na retranca uma seção Prateleira, com recomendações de livros de autoras negras, nacionais e internacionais.
A publicação também traz uma pensata inédita de Rodrigo Garcia Lopes sobre o poeta Antonio Cicero, falecido em 23 de outubro deste ano; os relatos da militante e exilada política Noemi Osna, para a série Mulheres contra a Ditadura; um poema inédito do palestino Mahmud Darwich, traduzido por Michel Sleiman; entre outros conteúdos exclusivos. Acesse em: bpp.pr.gov.br/Candido
Exposição– Serão expostas, a partir de terça-feira (3), atividades artísticas, entre desenhos e argila, realizadas pelos estudantes em uma oficina promovida pelo CJAP vinculada ao Seminário do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto (IEPPEP). A exposição permanece no hall térreo até o dia 10 de dezembro.
Ler Junto– Os encontros acontecem todas às segundas-feiras, às 18h30, com leitura guiada do professor Guilherme Shibata e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 2, é “Uma Memória de Natal" de Truman Capote, no Auditório da BPP.
Lançamento do livro “Os Haicais do Zequinha”– No dia 30 de novembro, às 9h, com bate-papo e sessão de autógrafos com Alvaro Posselt. Também terá venda do álbum de figurinhas do Zequinha.
Poéticas do Cão Andarilho– Palestra sobre a utilização do universo semântico dos animais na literatura, com Alexandre Gil França. É no próximo sábado (30), às 10h, na Sala de Reuniões.
Apresentação de Coral– São três músicas de repertório natalino, organizadas pela Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, que serão apresentadas no hall térreo da Biblioteca na terça-feira, dia 3, às 18h.
Seminário IEPPEP– Relatos de experiência de alunos do curso de Formação de Docentes que objetiva formar professores para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. É na próxima segunda (2) e terça-feira (3), das 13h30 às 18h30, no auditório.
Roda de Leitura 60+– Encontros quinzenais voltados para o público acima de 60 anos, focados na leitura e discussão de obras da literatura mundial e de ciências que promovam a saúde socioemocional. É na segunda-feira (2), às 15h, na sala de reuniões do segundo andar. As inscrições estão encerradas.
Seção Infantil
Contação de Histórias– É nesta sexta-feira (29), às 9h, o último evento da programação do Novembro Negro na Biblioteca. A condução, com tema da cultura afro-brasileira, é de Caroline dos Santos Ribeiro, aluna do curso de Pedagogia do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto.
Cine Infantil– Evento realizado uma vez por mês. O filme selecionado para novembro, que será exibido nesta sexta-feira (29), é “Viva – a vida é uma festa” (2018), dirigido por Adrian Molina e Lee Unkrich. O evento é aberto ao público e acontece das 14h30 às 16h30, no auditório da BPP.
Leitura Amiga– Leitura de livros por crianças visitantes para os animais adestrados da ONG Cão Amigo, com coordenação da escritora Célia Cris. No sábado, dia 30, às 10h. Em caso de chuva, o evento será cancelado.
Coral Infantil– Apresentação do Projeto Coral Música Viva, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação do município de Pinhais. Na quinta-feira (5), às 10h30, no hall térreo, 20 crianças apresentam o tema “Felicidade brilha no olhar”, com repertório de canções reflexivas sobre amizade, companheirismo, gratidão e fortaleza.
Tapetes Contadores de Histórias– Evento vinculado ao Seminário do IEPPEP para contação de seis histórias sobre o tema “cultura afro-brasileira e indígena”. É na quinta-feira (5), às 9h.
Exibição de filme– Na quinta-feira (5), às 10h, como resultado da parceria do Consulado Honorário da Finlândia, a Rotary Club de Curitiba Oeste e a empresa Valmet de Araucária, será exibido o filme “Super Furball Saves the Future”, no auditório. Antes do filme, será realizada uma apresentação de 15 minutos sobre a Finlândia e a data nacional do país.
Seção Braille
Encontro de Eficientes– Uma vez por mês, a Seção Braille promove encontros para pessoas cegas ou com baixa visão, familiares e amigos. O evento foi criado para proporcionar um espaço de acolhimento e debates sobre temas de interesse da turma presente no dia. O próximo encontro acontece nesta sexta-feira (29), das 14h30 às 17h, com capacidade máxima de 25 pessoas, na sala Coworking da Biblioteca.
Projeto Cine Inclusivo– Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.
"Estão Todos Bem" - Classificação: +12 - Duração: 1h 39 minutos.
"Gente Grande" - Classificação: +12 - Duração: 1h 42 minutos.
"A Escalada" - Classificação: +14 - Duração: 1h 41 minutos.
O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)
Cine Adélia– Na sexta-feira (29), às 18h30 o Cineclube Cine Adélia encerra seu ciclo de exibições com uma sessão especial de cinema e debate no MAC Paraná. Serão exibidos os curtas metragens "Pataki" (2018), de Everlane Moraes; "De um lado do Atlântico" (2020), de Milena Manfredini, e "Mal Di Mare" (2021), de João Vieira Torres. Após a exibição, haverá debate mediado pelas curadoras do Cine Adélia, com interpretação em Libras.
Quarta Pública– No dia 4 de dezembro, a Quarta Pública do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) promoverá a atividade Corpos em Contorno, conduzida pela equipe do museu. Nesta oficina, será utilizada a técnica de contorno de corpos para explorar a presença no espaço e o diálogo entre formas. Os participantes serão convidados a contribuir com suas silhuetas, transformando traços individuais em um mural coletivo. A atividade ocorrerá às 14h30, na Sala 09, no MAC no MON.
Exposição “Coletiva”– A mostra “Coletiva” na Sala Aberta do MAC Paraná segue em cartaz até 31 de janeiro de 2025. Desde abril, a sala 9 do Museu Oscar Niemeyer foi transformada em um espaço de criação, onde artistas convidados compartilham seu processo com o público. A exposição apresenta trabalhos de Akhan, Coletivo Brutas, Izadora Figueiredo, Luiz Moreira, Nicholas Steinmetz e Rimon Guimarães. Curadoria de Carolina Loch e Joanes Barauna.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
"Territórios Íntimos"– Na próxima quarta-feira (4), às 18h, será inaugurada a mostra inédita de obras de cerâmica artística da Academia Alfredo Andersen. Trazendo questões pessoais e provocando reflexões sobre a interioridade humana, “Territórios íntimos” é fruto de um intenso trabalho de pesquisa poética realizado ao longo de um ano pela turma de Linguagens Poéticas do Ateliê de Cerâmica da Academia. A inauguração é gratuita e acontece na Sala Ana de Oliveira do Museu Casa Alfredo Andersen
Exposição "Segredos da Cor" – A exibição da mostra “Segredo da Cor”, de Cecifrance Aquino, foi prorrogada até janeiro de 2015 na Sala Rotativa. Suas pinturas carregadas de significados dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas ainda presentes no cotidiano em pinturas cheias de brasilidade e cor. Entre as peças estão oito estandartes que desconstroem a herança colonial e oferecem um novo olhar sobre a sociedade brasileira. Cecifrance ressignifica esses emblemas, tornando-os instrumentos de luta antirracista. Entrada Gratuita.
Campanha artística– Com o objetivo de continuar seus estudos na tridimensionalidade do fio e dos demais materiais têxteis, a produção artística da nova residente do Museu casa Alfredo Andersen, Ana Beatriz Artigas, conta com a campanha de doação de materiais, concentrada no MCAA e aberta para qualquer um que queira contribuir com as criações da artista. Dentre os materiais aceitos estão tecidos, fios, retalhos, botões, carretilhas, aviamentos, barbantes e lãs. A doação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 17h.
Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP)
Exposição de artes– O Centro Juvenil de Artes Plásticas participará de dois dias no evento “Vivências Pedagógicas do curso de Formação de Docentes”, que acontecerá na Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e no Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto (IEPPEP) entre os dias 2 a 6 de dezembro.
Na terça-feira (3), às 17h30 na BPP e quarta-feira (4), às 14h no IEPPEP, os docentes em formação do 1º e 4º ano farão uma exposição de suas próprias obras e também exibirão as obras de alunos alcançados pelo projeto Artistas Paranaenses, com presença de alguns artistas paranaenses homenageados nos trabalhos. As exposições são gratuitas e abertas a todos.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
"Desver"– "Desver" é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza "glitch art", "vídeo painting" e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.
Música– Na quarta (4), às 18h, a noite musical do projeto semanal Tons Vizinhos, parceria entre MIS-PR e Unespar, terá apresentação de orquestra de violões. Entrada livre e gratuita.
Lançamento– Na quinta-feira (5), às 19h, o Museu Paranaense (MUPA) lança o catálogo da exposição “Objeto Sujeito”. Inaugurada em dezembro de 2024, a mostra de longa duração reúne doze artistas brasileiros contemporâneos que, junto ao acervo histórico do museu, questionam narrativas e criam outras de acordo com as demandas do presente.
No dia, haverá uma mesa de conversa entre o coletivo curatorial da exposição, composto por Felipe Vilas Bôas e Richard Romanini, da equipe do MUPA, e Pollyana Quintella, curadora convidada, e alguns dos artistas participantes: Érica Storer, Willian Santos e Gustavo Magalhães. Além da disponibilização do catálogo no site do MUPA, haverá uma distribuição gratuita de 20 exemplares da publicação, sorteados entre os visitantes presentes.
Arte têxtil - estamparias, padronagens e simbologias– Nesta sexta-feira (29), às 14h, o artista e professor Nelson Sebastião conduzirá uma oficina que explora o universo das obras têxteis de diferentes culturas, comunidades e artistas, com matrizes, papéis e tecidos de países do oeste da África, como Gana e Costa do Marfim, além da arte indígena brasileira. Para participar, basta adquirir os ingressos comuns de acesso ao Museu na bilheteria ou no site e fazer a inscrição prévia AQUI .
Laboratório de Experiências - Tinta Acrílica– No dia 4 de dezembro acontece o “Laboratório de Experiências: Tinta Acrílica", uma atividade artística com duas sessões, às 10h30 e às 14h30, sendo esta última acompanhada por intérprete de Libras. Aberta ao público e sem necessidade de conhecimento prévio em arte, a experiência permitirá explorar a pintura em superfícies como tecido e acetato, além de experimentar o uso de espátulas para criar diferentes possibilidades artísticas. As inscrições serão feitas no local, com abertura 15 minutos antes de cada sessão, por ordem de chegada.
Em cartaz– “O Olho da Noite – Jean-Michel Othoniel”, “Alex Flemming 70 Anos”; “German Lorca, Mestre da Fotografia”; “África – Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Espaço Niemeyer”; “Pátio das Esculturas” e “MON sem Paredes”.
Guairão
Gala Puccini 100 anos– A Orquestra Sinfônica do Paraná fará neste domingo (1.º), às 10h30, uma apresentação em homenagem ao centenário de morte de Giacomo Puccini, um dos maiores compositores de ópera da história. O concerto encerrará a temporada 2024 com um programa especial dedicado aos clássicos do artista, começando com um Prelúdio Sinfônico de 12 minutos e seguindo com trechos de obras icônicas como La Bohème, Gianni Schicchi, La Rondine, Madame Butterfly, Manon Lescaut, Tosca e Turandot. Os solistas convidados, Martin Muehle, Ludmilla Bauerfeldt, Paulo Mandarino e Marly Montoni, têm carreiras internacionais de destaque. Ingressos disponíveis pelo site Disk Ingressos .
"Crisálida", com abertura do grupo de dança EDTG– Sexta-feira (29), às 20h, a Escola de Dança Teatro Guaíra encerra sua temporada 2024 com o espetáculo “Crisálida”, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Resultado de uma parceria entre a Escola de Dança e o Balé Teatro Guaíra, a obra reúne seis coreografias e celebra a formatura das turmas de 2024. O Grupo de Dança da EDTG abrirá a noite com a clássica coreografia Les Sylphides. Garanta seus ingressos AQUI .
"A Lista" - com Lilia Cabral e Giulia Bertolli– Após mais de uma década longe dos palcos de Curitiba, Lilia Cabral retorna à cidade ao lado de sua filha, a atriz Giulia Bertolli, com a peça A Lista. O texto de Gustavo Pinheiro, com direção de Guilherme Piva, será apresentado em sessão única no sábado (30), às 21h. Garanta seus ingressos AQUI .
Guairinha
"Atazanado"– Na comédia “Atazanado”, Rodrigo Sant’Anna interpreta cinco personagens: uma mãe rica que precisa cuidar dos filhos enquanto a babá está de férias; um carnavalesco confuso em busca de componentes para suas alas; a mulher do site de busca, que perde a paciência com perguntas idiotas; e um peru natalino que retorna do além irritado, tornando-se um encosto para quem o comeu na ceia. As apresentações serão no sábado (30), às 21h, e no domingo (1.º), às 18h. Garanta seus ingressos AQUI .
José Maria Santos
"Bla Bla Land" – No espetáculo Bla Bla Land, o adorável reino homônimo é habitado por personagens conhecidos de histórias e contos de fadas. Durante a ausência do rei Arthur, o reino sofre um terrível golpe e, para restaurar a paz e a liberdade, seus habitantes precisam da ajuda de um distante reino: La La Land. Essa produção é o espetáculo de conclusão do módulo 2 do curso de formação em teatro musical do Projeto Broadway. As apresentações acontecem na sexta-feira (29), às 20h, no sábado (30), às 19h, e no domingo (1.º), às 18h. Ingressos pelo site Deu Balada .
Big Broadway Brasil– Em Big Broadway Brasil, personagens icônicos da Broadway são confinados em uma casa cheia de câmeras e surpresas, competindo por um grande prêmio: protagonizar um revival na Broadway. Esse é o espetáculo de conclusão do módulo 1 do curso de formação em teatro musical do Projeto Broadway, com enredo e roteiro criados pelos próprios alunos. A abertura ficará por conta da turma do curso introdutório Em Cartaz, que apresentará números inspirados no famoso musical Wicked. A apresentação será no domingo (1.º), às 14h. Ingressos AQUI .
Miniauditório
"Fake-News"– No seu décimo solo cômico, Fábio Silvestre mistura stand up e personagens para levar a plateia a uma viagem pela história da mentira, desde a pré-história até o cenário atual das redes sociais, onde ela se tornou um negócio lucrativo. Durante o espetáculo, personagens se defendem ou se garantem com mentiras, e, em uma homenagem a Ariano Suassuna, Silvestre o celebra como Seu Severino, que conta a história de sua fuga da pequena Catingueira, no sertão da Paraíba, até chegar a Curitiba, em cima de uma Yamaha CG 125, em apenas 8 horas. As apresentações acontecem de quinta (28) a sábado (30), sempre às 21h. Ingressos disponíveis pelo Disk Ingressos .
ENDEREÇOS:
Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sala Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel - Curitiba
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.
Mín. 18° Máx. 30°