Foto: Ana Sena/ SES-AM
O Governo do Amazonas iniciou, nesta terça-feira (1º/10), o sistema descentralizado de entrega de fraldas para pacientes da Atenção Básica. A ação está sendo realizada em quatro Policlínicas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), localizadas nas quatro zonas de Manaus.
Aproximadamente cinco mil pacientes da Atenção Básica recebem as fraldas e a descentralização das entregas tem por objetivo facilitar o acesso ao cidadão, que agora vai buscar o material na unidade de saúde mais próxima de sua residência, disse a secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud.
Para a dona de casa Daiana Matos, a mudança veio para facilitar e melhorar o serviço, uma vez que ela mora na zona leste e agora passa a buscar as fraldas para o filho na Policlínica Zeno Lanzini. “Busco fraldas há cinco anos. O meu filho tem hidrocefalia. Eu recebi mensagem da Secretaria de Saúde no domingo, que eu tinha que vir para a policlínica receber as fraldas dele. Fiquei na dúvida, mas eu vim, moro aqui próximo, então, para mim foi maravilhoso. Foi muito rápido, fui muito bem atendida”, comentou.
Foto: Ana Sena/ SES-AM
Segundo a secretária Nayara Maksoud, a descentralização faz parte de uma estratégia de gestão para aprimorar o fluxo de entregas desses materiais.
“Os pacientes que recebem fraldas, nutrição e insumos continuam fazendo a retirada na Central de Medicamentos do Amazonas. E aqueles que recebem apenas fraldas, estão sendo avisados via aplicativo de mensagens o novo local e horário de atendimento, tudo para dar mais comodidade e praticidade ao cidadão”, afirmou a secretária.
De acordo com a dona de casa Rita Meire, que cuida do pai acamado, a mudança de local veio como uma boa notícia aos pacientes. “0Atendimento hoje foi maravilhoso. Eu agradeço muito e eu estou muito feliz por ser mais próximo da minha casa. Há quase um ano que pego fralda para o meu pai. Ele está bem assistido de fralda, tem medicamento também, que eu pego no Tropical e ele faz tratamento no Cardoso Fontes. Atendimento aqui nota 10, ficou perto agora. Eu amei. Está de parabéns”, afirmou.
Mín. ° Máx. °