°C °C

Incidência da cigarrinha-do-milho em SC segue baixa na oitava semana de monitoramento

Assim como na sétima semana de análise, a oitava encontrou apenas o vírus-do-mosaico-estriado – Foto: Aires Mariga / EpagriO oitavo boletim de moni...

30/09/2024 às 16h52
Por: Redação Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Assim como na sétima semana de análise, a oitava encontrou apenas o vírus-do-mosaico-estriado – Foto: Aires Mariga / Epagri

Continua após a publicidade

O oitavo boletim de monitoramento da cigarrinha-do-milho na safra 2024/25 mostra que a incidência do inseto em Santa Catarina permanece baixa durante a entressafra. “Entretanto, em lavouras em estágios iniciais de desenvolvimento, já se nota uma elevação na incidência do inseto”, alerta Maria Cristina Canale Rappussi da Silva, pesquisadora da Epagri.

Continua após a publicidade

Ela detalha que, assim como na sétima semana de análise, a oitava encontrou apenas o vírus-do-mosaico-estriado, “sendo que em semanas anteriores foram identificados a presença de fitoplasma e vírus do rayado-fino”.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Apesar do cenário otimista, segue a recomendação de eliminação do milho voluntário, guaxo ou tiguera em lavouras em fase de pré-semeadura. Lavouras em manejo inicial devem usar inseticidas químicos, aliados a biológicos quando possível.

O ataque de cigarrinhas infectadas com os patógenos dos enfezamentos pode comprometer substancialmente a produção de lavouras de milho. Para acompanhar a situação, foi criado no começo de 2021 o  programa Monitora Milho SC . É uma iniciativa do Comitê de Ação contra Cigarrinha-do-milho e Patógenos Associados, composto pela Epagri, Udesc, Cidasc, Ocesc, Fetaesc, Faesc, CropLife Brasil e Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários