16°C 30°C
Porto Alegre, RS

Secretária da SES-AM defende diálogo e participação popular no SUS, durante reunião do Conselho Nacional de Saúde

O encontro aconteceu nesta segunda-feira (05/08) em Brasília...

05/08/2024 às 21h06
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Divulgação

Continua após a publicidade

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, participou, nesta segunda-feira (05), da reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em Brasília. Participando como presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), ela defendeu, durante sua apresentação, o amplo diálogo e a participação nos debates dos diferentes agentes que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) – usuários, trabalhadores e gestores.

Continua após a publicidade

Nayara, que tem 20 anos de atuação na rede pública, destacou as ações que têm sido realizadas pelo CES, para estabelecer essa aproximação. A reunião foi com os membros da mesa diretora do CNS e presidentes executivos dos conselhos estaduais e municipais das capitais.

Continua após a publicidade

Durante a apresentação, Nayara Maksoud ressaltou, entre outras ações, a participação ativa do CES no Programa Participa +, em que os conselheiros percorreram municípios do estado. Outro tema reforçado pela secretária foi a realização de capacitações voltadas aos membros dos conselhos municipais. “Temos trabalhado para ampliar cada vez mais o diálogo com os vários segmentos da sociedade, por entender que é dessa forma que vamos fortalecer ainda mais o sistema de saúde do estado”, disse.

Nayara também pontuou o trabalho integrado dos conselheiros estaduais com os municípios, no Amazonas, fortalecendo as comissões técnicas do CES e a implantação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST).

Além disso, a equipe do CES tem trabalhado na organização da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Amazonas, que será realizada de 27 a 29 de agosto, em Manaus. O evento contará com a participação de representantes dos 62 municípios do Amazonas e as reuniões acontecerão de maneira híbrida, facilitando o acesso dos que não puderem se deslocar para a capital, por algum motivo, em especial por conta da estiagem.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários