16°C 30°C
Porto Alegre, RS

Incentivo à produção de vacinas está na pauta da CCT

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) vota na quarta-feira (7), a partir das 11h, um projeto de lei que incentiva a produção de vacinas no Brasi...

05/08/2024 às 18h52
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
O Instituto Butantan, em São Paulo, é uma das instituições que pesquisam e produzem imunizantes no Brasil - Foto: Léo Ramos Chaves/Instituto Butantan
O Instituto Butantan, em São Paulo, é uma das instituições que pesquisam e produzem imunizantes no Brasil - Foto: Léo Ramos Chaves/Instituto Butantan

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) vota na quarta-feira (7), a partir das 11h, um projeto de lei que incentiva a produção de vacinas no Brasil. Do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), o PL 4.467/2021 inclui programas, projetos e pesquisas de imunobiológicos entre os beneficiários do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A criação de banco de dados biológicos para o desenvolvimento e produção de vacinas também poderá receber recursos do fundo.

Continua após a publicidade

Os imunobiológicos são vacinas ou anticorpos modificados laboratorialmente, que podem ser humanos ou de origem animal. Além de prevenir doenças, como gripe, hepatite ou covid-19, os imunobiológicos oferecem tratamentos para combater e controlar doenças inflamatórias e autoimunes.

Continua após a publicidade

Para o autor da proposta, a pandemia de covid-19 evidenciou a dependência do Brasil da importação de tecnologias e insumos-chaves para a produção de vacinas, que não se restringe ao imunizante contra o coronavírus. Alessandro ressalta que o fato de a maioria dos fornecedores de vacinas no Brasil serem laboratórios públicos, como o Instituto Butantan e a Fiocruz, não significa que o país seja autônomo na produção de imunobiológicos.

Continua após a publicidade

“Para grande parte dos imunizantes, os laboratórios nacionais realizam apenas as etapas finais de formulação, envase, rotulagem e acondicionamento”, explica.

Relator na CCT, o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) apresentou parecer favorável, com uma emenda de redação. De acordo com dados da organização Oxfam Brasil, o país importa cerca de 90% da matéria-prima necessária para a fabricação de vacinas.

“O Brasil não pode depender de investimentos em vacinas apenas em momentos de crise”, alerta o relator.

Convite a ministra e jogos on-line

Durante a reunião, o colegiado também vai analisar requerimentos para a promoção de audiências públicas. Entre eles, está um pedido do senador Izalci Lucas (PL-DF) para que a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, compareça ao colegiado para prestar informações sobre o plano de inteligência artificial do governo federal.

Além do convite à ministra, a CCT pode votar um requerimento para realização de audiência pública, com o objetivo de debater o crescimento dos jogos de cassino on-line do tipo caça-níquel (como o Jogo do Tigrinho) e seus impactos na sociedade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários