A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Força Tática, finalizou, na sexta-feira (02/08), a Instrução de Técnicas e Táticas Individuais e Conduta de Patrulha para os policiais militares da unidade policial. O treinamento, que durou cinco dias, abordou, de forma prática, situações semelhantes às quais os policiais enfrentam durante ocorrências de alto risco. A capacitação ocorreu na sede do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul de Manaus.
Ao todo, 60 policiais militares participaram das instruções, recebendo diretrizes sobre progressão no terreno, o avanço seguro e a reação das equipes no caso de uma emboscada. O treinamento refere-se a maneira de como as equipes policiais adentram e conduzem essas entradas nas zonas de alto risco.
O instrutor do treinamento e chefe da Subseção de Instrução, capitão PM Anderson Cordeiro, enfatiza que durante esse treinamento o aluno é colocado em diversas situações semelhantes ao que é enfrentado durante o patrulhamento nas ruas.
“Nesta instrução, as equipes fazem uma simulação dos confrontos ocorridos na cidade de Manaus, onde é necessário que a tropa desembarque e progrida no terreno de forma segura, promovendo a segurança do cidadão, que necessita deste apoio”, informa o instrutor, capitão PM Anderson Cordeiro.
O comandante da Força Tática, tenente-coronel PM Dionísio Muniz, reforça que os PMs do Batalhão de Força Tática estão sempre em treinamento para o aperfeiçoamento de técnicas com diferenciais que o policial militar desta unidade policial deve desempenhar.
“Estamos ministrando para a nossa tropa a instrução de condutas de patrulha, que visa preparar o nosso policial militar em situações rotineiras durante o serviço, no atendimento de ocorrências ou durante as incursões em área de alto risco. Assim a gente consegue garantir ao nosso PM a sua segurança, através da sua instrução individual básica”, disse o comandante tenente-coronel PM Dionísio Muniz.
A Força Tática
A Força Tática é a unidade policial pertencente ao Comando de Policiamento Metropolitano e tem como missão o policiamento tático repressivo atuando nas áreas de notória criminalidade em apoio ao policiamento das Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms).
A unidade policial possui a Subseção de Instrução, que é responsável pela capacitação e manutenção da doutrinação da tropa, com treinamentos de sobrevivência policial, preparo físico, manejo e utilização de armas de fogo, defesa pessoal, técnicas e táticas individuais e conduta de patrulha, dentre outros.
Mín. 16° Máx. 30°