°C °C

Inscrições para formação de empreendedores em costura industrial são prorrogadas até o dia 19

Foi estendido até o próximo dia 19 de julho, o prazo para envio dos formulários de inscrição para a “Trilha de Formação Empreendedora em Costura In...

10/07/2024 às 19h47
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

Foi estendido até o próximo dia 19 de julho, o prazo para envio dos formulários de inscrição para a “Trilha de Formação Empreendedora em Costura Industrial para Vestuário”, que está sendo ofertada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). 

Continua após a publicidade

São 200 vagas disponibilizadas para a trilha, que será dividida em duas formações, uma para tecidos planos e a outra para tecido malha elastano. Ambas são voltadas para o desenvolvimento de empreendedores na área de confecção e vestuário. E cada uma delas será composta por cinco temas: “Introdução à Costura Industrial”, “Operação em Máquina Reta”, “Operação em Overloque e Interloque”, “Operação em Máquinas Especiais”, e “Montagem de Peças em Tecido Plano e Tecido Elastano”.

Continua após a publicidade

“Os cursos de capacitação empreendedora têm como objetivo atender a uma demanda latente de qualificação do segmento do vestuário, em franca expansão no Estado. As aulas serão expositivas e práticas, fazendo uso das máquinas para colocar a mão na massa, após as atividades teóricas”, destacou o diretor geral da Aderes, Alberto Gavini.

Continua após a publicidade

Formações como essa do tipo trilha, consistem em cursos flexíveis, desenvolvidos para profissionais já atuantes no mercado, que precisam de flexibilidade para conciliar os estudos com o trabalho.

E conforme explica o gerente de projetos especiais da Aderes, Samuel Messias, diferentemente de outros cursos de costura, que demoram aproximadamente nove meses, esta trilha será desenvolvida por etapas que duram de 24 a 30 horas. 

“Em cada etapa, o aluno ganhará um certificado que o permitirá já atuar naquela determinada área. Após terminar todas as etapas, ele receberá um certificado consolidado, se tornando costureiro profissional”, contou Messias.

Parcerias

O projeto “Trilha de Formação Empreendedora em Costura Industrial para Vestuário” é uma parceria da Sedes e Aderes com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES). A iniciativa também conta com o apoio do Sindicato da Indústria do Vestuário de Colatina e Região (Sinvesco) e das prefeituras das cidades onde ocorrerão as aulas.

Aulas

Os cursos serão ministrados nas unidades de ensino do Senai de Vila Velha, São Mateus, Linhares e Colatina.

As turmas funcionarão de segunda a sexta-feira. E de acordo com a demanda poderão ser executadas nos turnos: matutino, das 8 horas ao meio-dia; vespertino, das 13h às 17 horas; ou noturno, das 18h às 22 horas.

Pré-requisitos e link para inscrição

Os interessados em se inscrever deverão ter idade mínima de 16 anos, o Ensino Fundamental (1º ao 6º ano) e serem residentes nos municípios da Grande Vitória, de São Mateus, de Linhares e de Colatina.

Para efetuar a inscrição, será necessário o preenchimento completo da ficha, disponível no link:  https://acesse.one/26U08  .

A seleção será feita por ordem de inscrição. 

Auxílio

Os inscritos no projeto “Trilha de Formação Empreendedora em Costura Industrial para Vestuário” terão direito a vale-transporte, uma bolsa auxílio no valor de R$ 200,00 por quinzena, além de lanche.

>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários