°C °C

Operação Formaggio: Fazenda e Polícia Civil apuram crime de sonegação fiscal no Alto Vale do Itajaí

Investigação envolve indústria de lacticínios e resultou no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão em seis cidades; Cidasc foi acionada pa...

14/06/2024 às 17h10
Por: Redação Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Investigação envolve indústria de lacticínios e resultou no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão em seis cidades; Cidasc foi acionada para apreender mercadorias e houve a prisão de um homem por posse irregular de arma de fogo – Foto: Divulgação / SEF

Continua após a publicidade

A Secretaria de Estado da Fazenda e a Polícia Civil de Santa Catarina deflagraram, na manhã desta sexta-feira, 14, a Operação Formaggio. Auditores fiscais e policiais da Delegacia de Investigação dos Crimes contra a Fazenda Pública (DFAZ/DEIC) cumpriram mandados de busca e apreensão em Laurentino, no Alto Vale do Itajaí.

Continua após a publicidade

Mandados também foram cumpridos por agentes da Polícia Civil nas cidades de Joinville, Balneário Piçarras, Penha, Navegantes e Balneário Camboriú em apurações que integram a mesma investigação. Em Laurentino, os auditores fiscais e policiais estiveram em uma indústria de lacticínios, onde apreenderam uma série de relatórios e dados fiscais para a análise tributária. A suspeita é de que familiares dos proprietários da indústria vinham usando laranjas em esquema de sonegação fiscal e associação criminosa.

Continua após a publicidade

Há indícios de que havia a comercialização de produtos sem nota fiscal. As equipes identificaram ainda que mercadorias eram mantidas no estoque em local que não está inscrito no cadastro estadual. 

Ainda em Laurentino, houve a prisão em flagrante de um dos alvos da operação pelo crime de posse irregular de arma de fogo e munições de diversos calibres. Durante os trabalhos, a Cidasc foi acionada para apreender mercadorias encontradas com rótulos de empresa não existente, o que configura produção clandestina.

As investigações continuam com a análise do material apreendido pela SEF/SC e DFAZ/DEIC.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA
Rosane Felthaus (48) 3665-2504
Roelton Maciel (48) 3665-2504
[email protected]

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários