°C °C

Prefeitura de São Sebastião entrega novo Centro de Saúde e base do SAMU em Juquehy

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, entregou o novo Centro de Saúde e base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ...

14/06/2024 às 15h26
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, entregou o novo Centro de Saúde e base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Juquehy à população nesta sexta-feira (14).

Continua após a publicidade

O novo Centro de Saúde de Juquehy recebeu o nome de ‘Osvaldo Faustino’, um dos primeiros motoristas de ambulância da Costa Sul e caiçara tradicional de Juquehy, que faleceu aos 80 anos, em dezembro ee 2022, após lutar contra um câncer, deixando dois filhos também servidores.

Continua após a publicidade

O prédio do novo Centro de Saúde de Juquehy ainda abriga a base do SAMU do bairro, que conta com uma ambulância de Suporte Intermediário de Vida (SIV) composta por um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor socorrista.

Continua após a publicidade

Além da base do SAMU, no local funcionará a Unidade de Saúde da Família (USF) Juquehy II, um Centro de Especialidades e uma farmácia. Haverá também espaço de capacitação dos servidores com capacidade para 60 pessoas, e almoxarifado. 

A USF contará com dois consultórios médicos, um consultório odontológico, duas salas de enfermagem, recepção, triagem, salas de observação, vacina, curativo e esterilização. Já o Centro de Especialidades terá quatro consultórios médicos.

Durante a inauguração, o prefeito Felipe Augusto destacou a qualidade da obra realizada. “Hoje, temos aqui um prédio com estrutura exemplar, modelo de primeiro mundo; com equipamentos adequados ao modelo de gestão que sempre pregamos e vivenciamos. Este é um momento de festa e comemoração. Temos R$ 1,3 bilhão em recursos municipais investidos em obras e mais R$ 2 bilhões investidos com recursos do governo do Estado de São Paulo. E hoje a comunidade da Costa Sul ganha mais um empreendimento em Saúde em um dos bairros mais atingidos pela tragédia”, ressaltou o prefeito em seu discurso.

O vice-prefeito Reinaldinho Moreira falou da importância da dedicação dos servidores da Prefeitura de São Sebastião em todas as ações do governo municipal.

“Neste local, a população de Juquehy a Boraceia terá atendimento e não precisará  mais deslocar-se para outras regiões. Temos no município 26 Unidades de Saúde da Família (USFs) e chegaremos a 36 médicos. Quero dizer a todos que, dentro de cada unidade, temos sentimento por parte dos funcionários para acolher e dar conforto a quem chega. São Sebastião é uma cidade que progride e avança graças ao prefeito Felipe Augusto”, afirmou Reinaldinho.

A população estimada que receberá atendimento no Centro de Saúde de Juquehy é de 3.456 pessoas. A equipe da Atenção Básica que atuará no local será composta por uma enfermeira, três auxiliares técnicos de enfermagem, quatro agentes comunitários de Saúde, uma médica, um recepcionista, um auxiliar administrativo e uma auxiliar de limpeza.

Na parte dos atendimentos odontológicos tem um dentista e um auxiliar de saúde bucal. Dentro das especialidades, o Centro de Saúde contará com atendimento em psicologia, assistência social e pediatria.

Segundo a Secretaria de Obras, o local tem cerca de 700 m², incluindo térreo e mezanino.

O prédio do Centro de Saúde está localizado à Rua Ladislau Serafim dos Santos, 222, em Juquehy. 

# PraTodosVerem: imagens de aplicação de vacinas. Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários