°C °C

Celular roubado? Veja o que fazer para se proteger!

Veja o que fazer para se proteger!

09/06/2024 às 20h35
Por: Redação
Compartilhe:
Celular roubado? Veja o que fazer para se proteger!

Saiba o que fazer em caso de roubo do seu celular e como se proteger para evitar maiores problemas. Dicas essenciais para agir rapidamente e manter suas informações seguras.

Continua após a publicidade

Perder o celular para um ladrão é uma experiência aterrorizante, mas é crucial manter a calma e agir rapidamente. Neste artigo, vou te mostrar passo a passo o que fazer para se proteger caso isso aconteça com você. Preparado? Então, vamos lá!

Continua após a publicidade

Dicas do que fazer ao ter o celular roubado

Algumas dessas atitudes tem de ser tomadas rapidamente:

Continua após a publicidade

1. Bloqueie o celular e o chip imediatamente

Assim que perceber que seu celular foi roubado, a primeira coisa a fazer é bloquear o aparelho e o chip. Caso isso não seja feito, o ladrão pode acabar usando alguns softwares maliciosos como raposo frp ou mesmo infocell para remover sua conta e reutilizar o aparelho. Você pode fazer isso de diversas maneiras:

  • Contate sua operadora: Ligue para a operadora e peça para bloquear o seu número. A maioria das operadoras tem um serviço de atendimento 24 horas para esse tipo de emergência.

  • Use o recurso de bloqueio remoto: Se você tem um smartphone Android, pode usar o “Encontre meu dispositivo” do Google. Já no iPhone, use o “Buscar iPhone”. Esses serviços permitem bloquear o aparelho, apagar dados e até rastrear o celular, se ele ainda estiver ligado.

2. Altere suas senhas

O próximo passo é mudar todas as suas senhas, começando pelas mais importantes, como contas de e-mail, redes sociais, bancos e outros serviços que você acessa pelo celular. Isso vai impedir que o ladrão consiga acessar suas informações pessoais.Alguns apps de banco digital resetam a senha por email, por isso trocar as senhas de tudo é primordial!

3. Registre um boletim de ocorrência

Não se esqueça de fazer um boletim de ocorrência (BO). Esse documento é importante não só para que as autoridades estejam cientes do crime, mas também para facilitar o bloqueio do IMEI do aparelho. O IMEI é um número único que identifica cada celular. Com o BO em mãos, você pode pedir à operadora para bloquear o aparelho, tornando-o inutilizável.

4. Avise seus contatos

Pode parecer um detalhe pequeno, mas avisar seus contatos sobre o roubo do celular é essencial. Isso os previne contra possíveis golpes que podem ser aplicados usando seu número ou seu perfil em redes sociais.

5. Ative a autenticação em dois fatores

A autenticação em dois fatores (2FA) adiciona uma camada extra de segurança às suas contas online. Mesmo que o ladrão consiga sua senha, ele precisará de um segundo código de verificação para acessar suas contas. Ative o 2FA nas contas mais sensíveis, como e-mail e redes sociais.

6. Rastreie e apague seus dados

Como mencionei antes, serviços como “Encontre meu dispositivo” e “Buscar iPhone” permitem rastrear seu celular. Se houver esperança de recuperá-lo, use esses serviços para localizar o aparelho. Caso contrário, apague todos os dados remotamente para proteger suas informações.

7. Adquira um seguro para celular

Um seguro para celular pode parecer um gasto desnecessário até que você precise dele. Se você ainda não tem um, considere contratar. Muitas seguradoras oferecem planos acessíveis que cobrem roubo e danos ao aparelho. É uma garantia a mais para proteger seu investimento.

8. Previna-se para o futuro

Finalmente, tome medidas para evitar problemas futuros. Aqui vão algumas dicas:

  • Faça backups regulares: Use serviços de nuvem como Google Drive, iCloud ou outros para manter seus dados sempre seguros e acessíveis, mesmo sem o celular.

  • Use senhas fortes: Evite senhas óbvias e use combinações de letras, números e símbolos. Troque suas senhas regularmente.

  • Cuidado com o Wi-Fi público: Redes Wi-Fi públicas são um prato cheio para hackers. Evite acessar informações sensíveis quando estiver conectado a elas.

Considerações finais

Com essas dicas, você estará mais preparado para enfrentar a situação e minimizar os danos em caso de roubo do celular. Lembre-se, a prevenção é sempre o melhor remédio. 

Fique atento e mantenha suas informações seguras!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários