TPM: Mitos e Chocolates

Alimentos ricos em vitamina B6, ou piridoxina, como salmão, batata (especialmente batata doce), abacate, frango, espinafre (olha o espinafre aí de novo!), banana, alho e atum, também são muito importantes nesse momento, pois agem principalmente na produção de serotonina hormônio e de noradrenalina, que auxilia na disposição e evita a fadiga.

Mas se você quiser muito comer um docinho sem maiores prejuízos, prefira chocolates com alta concentração de cacau e não exagere! Ao invés de comprar uma barra, compre só uma barrinha!

E aproveitando para dar uma dica bônus, estudos feitos pelo Departamento de Medicina do Esporte, da Kaohsiung Medical University Aleevio, no Japão, sugerem que mulheres que sentem ansiedade, depressão ou dificuldades de concentração durante a TPM devem praticar ioga e meditação durante a última semana do ciclo, isso porque haveria um efeito nas ondas alfa cerebrais, que se relacionam com estados de paz, relaxamento, melhoria do humor e a liberação de serotonina – aquele mesmo hormônio que falamos antes, conhecido como um hormônio da felicidade.

Não custa nada tentar, né? No final das contas, esse é um momento totalmente natural e que deve ser tratado com carinho e atenção, evitando tabus e podendo ser usado como um período de autoconhecimento. Sem esquecer que uma alimentação balanceada, uma rotina de atividades físicas e meditar podem ser grandes aliadas também nesses dias mais sensíveis.

Quando pensado em um contexto de uma vida saudável, fica até óbvio do porquê de termos falado sobre TPM, não é mesmo?

Alimentos que ajudam no combate a TPM

Existem vários alimentos que podem ajudar no combate a TPM. Confira abaixo mais alguns alimentos que podem agir como remédio para TPM:

 

  • 1 – Laranja. Laranja é rica em cálcio e vitamina C;
  • 2 – Brócolis. Brócolis irá ajudar a combater a enxaqueca;
  • 3 – Banana;
  • 4 – Oleaginosas;
  • 5 – Aveia;
  • 6 – Leite;
  • 7 – Semente de abóbora e girassol;
  • 8 – Chocolate com 70% de cacau.

É recomendado sempre consumir esses alimentos quando o seu fluxo de menstruação estiver próximo. E você, gosta de algum desses alimentos?

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *