Para que serve o CRAS?

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da instância estadual, descentralizada da política federal de assistência social, que tem como responsabilidade a organização e a oferta dos serviços de assistência social e proteção social básica em sede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com atuação concentrada nas áreas de vulnerabilidade e alto risco social nos municípios e no Distrito Federal.

Quais são os objetivos do CRAS?

O CRAS funciona como a principal estrutura, em meio ao universo local em que está inserido, para a proteção social básica, ofertando de maneira exclusiva o trabalho social público com famílias, por intermédio do serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF), e gestão local da rede socioassistencial em movimento.

Também faz parte dos objetivos do CRAS a prevenção de situações de risco no território de sua competência, sempre visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a garantia dos direitos.

Onde encontrar um CRAS?

A instalação do CRAS deve ser em regiões com maior concentração de famílias em situação de vulnerabilidade, com renda per capita mensal de até meio salário mínimo e beneficiárias dos programas de transferência de renda, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Bolsa Família etc. Fica a cargo de cada município identificar essas regiões e implantar os respectivos CRAS, de modo a atender a população com os serviços oferecidos.

Serviços realizados pelo CRAS

conversor digital bolsa familiaApesar da existência e funcionamento do CRAS estarem condicionados pela prestação do serviço de PAIF, outros benefícios, programas como Bolsa Família, serviços e projetos de assistência social podem ser ofertados pelo CRAS, a depender da disponibilidade do espaço físico da sede e dos profissionais qualificados e habilitados para a implementação dos serviços, sempre de modo a não prejudicar a execução do PAIF, que é o objetivo primordial do CRAS.

Não obstante, esses demais serviços e programas devem estar sempre referenciados ao PAIF.

Para completar, também fica a cargo do CRAS monitorar a condição de beneficiários de programas sociais, assim como organizar a seleção para o conversor digital bolsa familia.

Essa é a especificidade do CRAS, que não se confunde com toda a rede de Proteção Social Básica, da qual fazem parte instituições tanto privadas quanto públicas.

Qual é a área de atuação do CRAS

O território de abrangência do CRAS é a região delimitada conforme as potencialidades (com o objetivo de prevenção) e vulnerabilidades específicas dos locais de residência das famílias referenciadas, sempre levando em conta as situações de risco presentes.

É dever do gestor municipal planejar e delinear a área de cobertura do CRAS, especificando bairros e ruas. O número de famílias também deve ser considerado, ainda que na forma de aproximação, através do recurso do Cadastro Único.

Capacidade de atendimento do CRAS

As famílias referenciadas são as famílias que vivem dentro do território de abrangência do CRAS e se enquadram para o atendimento ofertado. Cada CRAS tem uma capacidade própria de referenciamento, que depende do número de famílias no território abrangido, estrutura física da unidade e quantidade de profissionais que atuam nessa unidade. Cada CRAS é responsável pelo atendimento de 2.500 até 5.000 famílias. Não há previsão de quantidade mínima de CRAS por município.

Sendo assim, o CRAS é uma unidade pública muito importante em meio à administração pública, pois é por meio dele que a assistência social e a proteção social básica se territorializam e ganham realidade material e palpável, através do trabalho de seus profissionais.

Dicas para uma boa redação

Hoje resolvi falar sobre um assunto que assombra muitos estudantes: a redação. Você tem dúvidas de como fazer uma redação boa e correta? Sabe como começar e como finalizar uma redação de qualidade? Não? Então fique por aqui que vou te dar as melhores dicas e te mostrar os melhores erros que cometemos ao fazer uma redação.

Erros mais comuns em redação

Redação Nota 10

Confira abaixo quais são os principais erros que cometemos ao fazer uma redação.

TIPO DE TEXTO: a prova pede uma dissertação e você acaba fazendo uma narração. Ou é pedida uma narração e você redige uma carta. Essa falta de atenção pode custar muito caro, já que escrever um tipo de texto diferente do que foi pedido é zero na certa.

FUGA DO TEMA: escrever uma redação que foge do tema proposto também pode levar à anulação da redação. Por isso, leia com bastante atenção a coletânea de textos e o enunciado. Tome muito cuidado para não se perder em divagações que nada têm a ver com o que foi apresentado. Seja firme e direto na defesa de sua tese.

LINGUAGEM ORAL: nem sempre é viável utilizar em texto a mesma linguagem que usamos para conversar. Expressões que usamos no dia a dia não devem ser usadas em uma redação, o cuidado especial deve ser com as tão usadas gírias.

LINGUAGEM REBUSCADA: não precisa usar palavras rebuscadas, tente ser natural. Não se esqueça: não é porque você está utilizando uma  linguagem complicada que isso vai aumentar sua nota. Procure utilizar uma linguagem formal com fluência e clareza.

TIPO DE TEXTO: erros básicos de português não têm perdão. “Fazem muitos anos” e “há nove anos atrás” são deslizes graves numa redação. Na dúvida quando a grafia correta ou à aplicação de uma regra gramatical, substitua a palavra por outra ou refaça-a totalmente.

CLICHÊS: fuja dos clichês. Sabe aquelas expressões que conhecemos bem, como por exemplo: “colocar tudo em pratos limpos” ou “fechar com chave de ouro” devem ser evitadas na redação. Procure fugir de frases feitas, elas geralmente construídas a partir de ideias estereotipadas, e isso pode fazer com que sua redação tenha nota menor por falta de originalidade.

PANFLETAGEM: Evite usar termos como “devemos nos unir!”, esse tipo de ideia é muito frágil. O ideal é que você organize seus argumentos e faça com que os leitores consigam chegar às suas próprias conclusões, sem forçar a amizade, ok?

CITAÇÕES: bem empregadas, podem enriquecer o texto, mas devem ser usadas com bastante cuidado. Evite aquelas expressões batidas, como “Só sei que nada sei”, de Sócrates. Outro erro comum é utilizar as citações fora de contexto, sem que tenham uma relação afetiva com o texto.

EXCESSO DE INFORMAÇÕES: uma quantidade excessiva de informações pode prejudicar a coesão do texto, com dados que mais confundem do que explicam. Seja seletivo e use argumentos corretos.

REDUNDÂNCIA: sabe aqueles textos enormes, cheio de palavras repetidas? Não use! Ideias que não saem do lugar costumam se dar mal nos processos. Lembre-se que a redundância revela sua falta de repertório. Não se esqueça que seu texto tem de caminhar em alguma direção.

Dicas para fazer uma boa redação

  • Entenda o tema: é preciso analisar a proposta da redação e ver qual a importância no cenário atual
  • Não seja óbvio: escrever pontos óbvios deixa a redação chata e sem criatividade
  • Texto enxuto: não escreva coisas que não estão relacionadas ao tema. A redação precisa ter períodos curtos para ficarmais clara e fácil de ler
  • Solução: não se esqueça que a redação tem o objetivo de solucionar algo, então, na conclusão você precisa avaliar e ver quais serão as soluções para o tema abordado
  • Argumentos: a redação precisa conter argumentos bem conectados.

Mais dicas em: https://twitter.com/henrique_pazin

Phallosan: Aparelho para Alongamento Peniano

Os homens sempre se encantaram com a possibilidade de ampliar o tamanho do pênis. Não é nenhum segredo que uma grande ferramenta pode trazer uma experiência mais agradável sexual para o homem e sua amada. Por outro lado, quando ele não é embalagem bastante lá, ele pode ter dificuldades trazendo orgasmos alucinantes. Para aqueles que ainda não estão satisfeitos com o tamanho do seu pênis – sei que há uma solução. Utilizando o sistema perfeito de vácuo, protetor Phallosan é um método seguro e grande aumento do pênis.

Ao contrário de outros extensores do pênis, o Phallosan usa uma tecnologia inovadora protetor vácuo. Isto permite-lhe alcançar um pénis maior de mais rapidamente. Melhor de tudo, usando o dispositivo não irá resultar em qualquer nível elevado de desconforto ou dor. Como um método não-invasivo, utilizando Phallosan é muito mais seguro do que ir a rota cirurgia peniana.

Este dispositivo especial o alargamento do pênis funciona de forma semelhante ao conceito de alongamento natural que os homens têm conhecido e utilizado há séculos. O dispositivo, ligado ao pênis, delicadamente esticá-la de forma que novas células e tecidos podem se formar. Posteriormente, ele irá aumentar o tamanho do pênis.

Para assegurar a sua eficácia, recomenda-se utilizar o dispositivo durante pelo menos 8 horas por dia. Ele pode ser usado de manhã ou à noite. O sistema de correias do aparelho phallos é seguro e você não precisa se preocupar com eventuais efeitos adversos. Vários centros médicos testaram o aparelho e posso garantir a sua eficácia, bem como a sua segurança. O resultado extraordinário que pode obter por usar o extensor do pênis será do permanente. Depois de ter alcançado o tamanho do desejo, você pode facilmente parar de usar o dispositivo e não precisa se preocupar com ele voltando.

A empresa por trás Phallosan xtrasize é um conhecido e respeitado na indústria. A empresa tem procurado oferece diversos equipamentos para tratar problemas de tamanho, correção e solução para homens do mundo todo. Se você quer conhecer um tratamento eficaz e sem enrolação talvez esse seja o melhor para você. A primeira sugestão é procurar seu médico e pedir a opinião dele a respeito do tratamento. Se você deseja melhorar o tamanho de seu pênis – sem sofrer com dores – este dispositivo é muito recomendado para você.