Quais são as causas da hemorroida?

remedio para hemorroida

As hemorroidas são as veias inchadas e inflamadas situadas na parte inferior do reto ou do ânus, ocasionando desconforto e dor.

Podem ser tanto internas, aparecendo dentro do ânus ou no início do reto, quanto externas, ocorrendo na abertura anal e projetando-se para fora do ânus.

As hemorroidas podem ser divididas, basicamente, em duas categorias, que acabamos de citar:

  • Hemorroida interna, quando o inchaço das veias se restringe ao interior do ânus
  • Hemorroida externa, quando o inchaço se projeta para fora

Há, contudo, uma classificação mais completa da condição, separando-a em graus:

  1. grau I, sem a ocorrência de prolapso, isto é, de projeção para fora;
  2. grau II, no qual há a projeção exterior, mas com retorno subsequente e de forma espontânea da hemorroida;
  3. grau III, no qual há exteriorização e necessidade de auxílio manual para voltar ao normal; 4. grau IV, no qual há a exteriorização e não tem como fazer a hemorroida voltar ao normal, nem mesmo com ajuda manual.

Principais sintomas

Os principais sintomas de hemorroida incluem prurido anal, dor e desconforto no ânus (especialmente quando se senta), sangue vermelho no papel higiênico, fezes ou vaso sanitário, dor na hora de evacuar, nódulos endurecidos e sensíveis próximos ao ânus, inchaço ao redor do ânus etc.

Cumpre esclarecer que os sintomas podem variar conforme a localização da hemorroida. Em sendo ela interna, é possível que o paciente nem mesmo venha a sentir qualquer desconforto. A dor só fica mais intensa quando a hemorroida é projetada para fora.

O que pode provocar hemorroida?

Quando falamos de hemorroidas, precisamos ter em mente que é, na verdade, um problema bem comum.

Não é incomum, por exemplo, haver a ocorrência de hemorroidas durante a gestação e até mesmo no pós-parto, devido ao aumento da pressão nas veias do ânus.

É justamente essa pressão adicional que faz com que as veias inchem, provocando dores intensas, especialmente quando se está sentado.

Entre as principais causas, não podemos deixar de citar o esforço excessivo durante evacuações, sendo esta a causa mais comum de hemorroidas.

Contudo, elas também podem ser causadas por resfriado, diarreia crônica, dieta pobre em fibras, infecções no ânus, permanecer sentado por longos períodos de tempo etc.

Há ainda os principais fatores de risco relacionados a hemorroidas, que podem agravar ou até mesmo provocar o quadro.

São eles idade avançada, acima de 50 anos, obesidade, gravidez, prática de sexo anal e histórica da doença na família.

Diagnóstico

Para averiguar a respeito da doença e das suas causas, é preciso procurar o diagnóstico de um profissional médico.

A partir da análise da região anal do paciente, à procura de anormalidades no canal anal e no reto, o especialista pode ter uma ideia do diagnóstico e até receitar um remedio para hemorroida.

Exame de sangue oculto nas fezes pode se mostrar necessário, além de exames como Sigmoidoscopia, anoscopia e proctoscopia, que nada mais são do que análises minuciosas da região do reto e do cólon.

Por fim, também não se exclui a possibilidade de uma colonoscopia, especialmente se o paciente tiver alguma doença no trato digestório, risco de câncer colorretal e mais de 50 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *