Confira dicas para tirar fotos melhores com o celular

Nos dias atuais muita gente deixou de comprar câmeras fotográficas para fazer suas fotos. Sejam elas fotos de viagens, fotos pessoais, de aniversários e até mesmo as fotos profissionais.

Isso mesmo, muitos donos de e-commerce, lojas virtuais e negócios online passaram a utilizar o smartphone ao invés de super câmeras fotográficas.

O resultado disso é que muitas vezes os resultados das fotos não são satisfatórios. Quer saber como melhorar as fotografias do seu negócio e tirar fotos melhores?

Fique por aqui que vou te dar dicas preciosas nesse artigo. Tá pronto? Vamos lá!

Dicas para melhorar suas fotos

Confere abaixo uma lista de dicas super importantes para você que deseja melhorar a qualidade das suas fotos sem gastar mais nada com isso:

1. Limpe a lente do seu celular

Muitos acham que isso pode parecer bobeira! Mas se você não tiver o cuidado de limpar a lente do seu telefone antes de bater suas fotos pode correr o risco de que elas saiam borradas e desfocadas.

Uma lente suja pode estragar uma linda foto, lentes sujas perdem o poder de foco, exposição e estabilidade!

2. Pense na luz

Quando você for fotografar prestar atenção na luz é essencial para que suas fotos tenham qualidade. Uma foto no escuro ou em um ambiente de pouca luz dificilmente ficará bonita (a não ser que você tenha uma câmera profissional para isso – que não é o seu caso, certo?)

Então passe a prestar atenção na luz! É muito importante que o objeto e/ou pessoa que você vai fotografar esteja bem iluminado, preferencialmente com uma luz que não apareça na foto.

3. Evite dar zoom

Se o seu celular não for equipado com duas câmeras (como os iPhones Plus) a melhor dica é que você não utilize o zoom. O celular entende que ao dar o zoom você está cortando a imagem e não simplesmente se aproximando do objeto fotografado.

Use a técnica do zoom natural, ou seja, chegue mais perto do objeto ou da pessoa que vc deseja fotografar!

4. Acerte a exposição

Antes de sair por aí fotografando sem prestar atenção procure ajustar a exposição da sua câmera no celular. A maioria das câmeras dos smartphones atuais oferece essa opção direto nos aplicativos de foto.

Você pode fazer testes antes de fazer as fotos que deseja e o YouTube é uma ótima opção para aprender um pouco mais sobre exposição e iluminação para fotos.

Perca um tempinho e procure como fazer para arrumar a exposição da sua câmera corretamente. Tenho certeza que suas fotos ficarão bem melhores!

5. Entenda o HDR

Já ouviu falar em HDR? Sabe o que é isso? Diversas câmeras de celular oferecem o HDR, que em tradução livre significa “alto alcance dinâmico”. Quando essa opção está ativada na sua câmera, o seu telefone vai tirar 3 fotos diferentes, com níveis de exposição alternados.

Esse modo é ideal para quem está fotografando contraluz ou para quem está fotografando em lugares com luz excessiva. Vale a pena tomar cuidado porque nesse modo as fotos demoram mais para sair, ou seja, você pode correr o risco de que elas saíam mexidas.

Se você quiser fotografar pessoas em movimento, amigos jogando bola ou qualquer coisa do gênero você terá problemas ao usar o HDR. Então é bom que você preste atenção aos detalhes.

6. Profissionalize suas fotos

Existem algumas boas alternativas para você que deseja profissionalizar suas fotos. Além de configurar melhor seu celular (caso você não consiga comprar uma câmera) você consegue por um preço super baixo ter um mini estúdio em qualquer lugar.

Um desses exemplos é o Photo Studio Box. Você consegue fazer a montagem e desmontagem dele sozinho e não precisa de uma segunda pessoa

Como calcular o valor de água e luz que você vai gastar no seu imóvel?

Quem nunca parou para imaginar o quanto gasta de luz e água no mês?

E se fosse possível calcular os gastos para não ter nenhuma surpresa no final do mês?

Além de possível, os cálculos para ter uma base do seu consumo de energia e água são fáceis e nessa matéria iremos explicá-los de uma forma simples. Continue lendo.

Como calcular o valor da energia elétrica

Para saber exatamente qual o seu consumo mensal, uma boa dica é que você emita uma segunda via aes, fazer isso através do site é simples e rápido.

Com a segunda via em mãos, verifique a quantidade de energia consumida nos últimos meses, mas não se esqueça, mais da metade da sua fatura é referente a impostos e taxas e conhecer esses valores é muito importante.

Separamos quatro dicas para calcular a energia elétrica da sua residência, veja abaixo.

Verifique seus aparelhos eletrônicos

Cada aparelho eletroeletrônico possui um gasto de kWh, alguns são mais econômicos e outros não, para isso, veja na etiqueta a quantidade de watts consumidos pelo aparelho e faça uma lista, não esqueça nenhum.

Transforme watts em kilowatt-hora

O kWh é a medida que as concessionárias de energia utilizam. Para saber qual o valor do watt, basta transformá-lo em kWh, e para isso, apenas divida o valor apontado pelo fabricante por 1000.

Exemplo: Um aparelho consome 200 watts, dividindo esse valor por 1000, teremos o resultado de consumo do aparelho. 0,2 kWh.

Controle seu consumo diário e mensal

Agora que você sabe a potência do aparelho em kWh, multiplique esse valor pela quantidade de horas que ele fica ligado por dia, e depois, o mesmo valor para o mês.

Exemplo: O aparelho que consome 0,2 kWh, e por dia fica ligado por 10 horas seguidas, consome 0,2 kWh x 10 horas = 2kWh.

Para o cálculo mensal, multiplicamos o valor de horas diárias pela quantidade de dias no mês.

Ou seja, 2kWh x 20 dias = 40 kW

Descubra o valor final da sua conta de luz

Com a fatura em mãos, verifique o valor do kWh, esse valor pode variar de acordo o seu Estado e a concessionária que presta o serviço.

Multiplique o valor do kWh pelo gasto em kW do aparelho e pronto, você já sabe quanto você paga pelo aparelho no mês.

Você pode fazer isso com todos os aparelhos da sua casa, mas lembre-se, esse é apenas o valor de consumo, sem contar taxas, impostos e encargos.

Como calcular o gasto de água

Para calcular o valor da conta de água que você irá pagar, é necessário que você tenha em mãos a fatura do mês anterior.

Os valores da conta de água que devem ser observados são os que estão em m³, esse valor é equivalente a quantidade de litros gastos no imóvel.

Pegue a fatura atual e verifique o valor em M³ e subtraia pela fatura anterior.

Exemplo: o gasto da tarifa atual se encontra em 650 m³ e o gasto da tarifa passada se encontrava em 630 m³ ou seja, no mês, houve o consumo de 20 m³ ou seja, 20 mil litros.

Para saber o valor do m³ em R$, é preciso estar com a tabela de tarifas da empresa que presta esse serviço ao seu estado.

Se além das contas de luz e água você também paga pelo tratamento de esgoto, é necessário saber que o valor sempre será 80% do valor da sua conta de água.

Leia mais sobre: Sabesp segunda via