Quem pode fazer RG grátis no Estado de SP

rg poupatempoNo Estado de São Paulo, o lugar responsável por fazer o RG é o Poupatempo, que conta com unidades em Araraquara, Caieiras, Guarulhos e diversos outros lugares.

Na verdade, a emissão desse documento é uma coisa corriqueira em todas elas, existindo um taxa para quem faz segunda via.

Porém, apenas quem faz primeira via tem gratuidade ou há outros casos? Saiba aqui se você pode pedir seu documento novo sem, pagar nada.

Quem pode fazer o RG gratuitamente em SP?

Há algumas situações nas quais não é necessário pagar pelo rg poupatempo, sendo elas:

  • Catástrofe natural: se a pessoa comprovar que perdeu seus documentos por causa de uma catástrofe dessa natureza (enchente, por exemplo), tem direito a fazer o RG de graça. Entretanto, ela tem de fazer isso em até dois meses; depois desse prazo, os R$ 38,55 voltam a ser cobrados;

 

  • Atestado de pobreza: trata-se de uma declaração que o brasileiro assina garantindo ao governo que têm baixa condição financeira e, por isso, não consegue dispor do valor da taxa. Esse atestado de pobreza tem como base a lei 7115/83. Cabe destacar que o cidadão que mente nesse documento pode ser enquadrado em falsidade ideológica, para a qual o tempo de prisão é de até cinco anos;

 

  • Erro de digitação: tratando-se de milhões de documentos de identidades, não é raro que o Poupatempo acabe errando algum dado. Pode ser a escrita do nome do cidadão, o seu número de documento, a data de nascimento e outros. É preciso que a pessoa confira se todas as informações do RG estão corretas assim que o recebe e, se houver erro, que peça a correção gratuita. Se a solicitação for apenas depois de três meses, a emissão será paga;

 

  • Desempregado: a pessoa que está sem trabalhar há três meses ou mais está autorizado a fazer o documento de identidade gratuitamente. Entretanto, o Poupatempo exigirá a apresentação da carteira de trabalho para a comprovação;

 

  • Idosos: os idosos têm uma série de gratuidades no país e ela se estende à emissão de carteira de identidade. A partir dos 60 anos, a mulher pode pedir seu RG gratuitamente no Poupatempo; para o homem, a gratuidade é concedida a partir dos 65 anos.

Documentos exigidos para fazer o RG no Poupatempo

Independentemente de o RG ser gratuito ou não, a lista de documentos pedidos é a mesma. Para a primeira via, trata-se de:

  • Certidão de nascimento do menor de idade e de casamento ou nascimento do seu responsável legal;
  • Foto 3×4 atualizada;
  • Comprovante de residência do representante legal;
  • Documento de identidade do representante legal.

Para a segunda via, trata-se de:

  • Comprovante de residência;
  • CPF (opcional);
  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • Foto 3×4 atualizada;
  • Tipologia sanguínea;
  • Documento de identidade a ser substituído por estar em mau estado;

Boletim de ocorrência, que é obrigatório no caso de o RG anterior ter sido roubado, perdido ou furtado.

Como fazer Carteira de Trabalho no Poupatempo

Hoje, vamos te ensinar como fazer uma carteira de trabalho de maneira simples e rápida, por meio dos serviços do Poupatempo. Entenda melhor a seguir!

Pesquise por uma unidade próxima a sua casa

O primeiro passo para fazer a sua carteira de trabalho é pesquisar por uma unidade do Poupatempo que seja de fácil acesso para você. Em cidades maiores, como São Paulo, as unidades estão em maior quantidade. Porém, existem locais em que há apenas um número reduzido de opções.

Seja como for, é essencial procurar pelo local mais próximo a sua casa. Assim, você evita ter dificuldades para chegar ou perder o horário que você agendou. Essa pesquisa por localidades pode ser feita por meio do portal do Poupatempo na internet, de forma simples e rápida.

Faça um agendamento

Não é todo mundo que possui esse conhecimento, mas precisamos fazer o agendamento poupatempo carteira de trabalho. Esse agendamento, apesar de ser feito rapidamente, pode ter algumas complicações.

A maior delas é a disponibilidade de horários. Em cidades maiores, unidades do centro ou de fácil acesso para uma grande parcela da população acabam com horários lotados por dias. Em períodos de maior procura, como nas férias, o mesmo ocorre.

Nossa dica é procurar marcar com antecedência para o período em que você precisar. Na realidade, é importante agilizar a retirada da sua carteira de trabalho o mais rápido possível.

Confira os documentos necessários

poupatempo carteira de trabalhoAlguns documentos são necessários para que você possa fazer a sua carteira de trabalho. No dia do agendamento, é importante ter esses documentos em mãos. Eles devem estar atualizados e em bom estado.

É necessário levar o seu RG ao Poupatempo, mas ele pode ser substituído pela Certidão de Nascimento ou pela Certidão de Casamento. Você não precisa mencionar esses detalhes no ato da inscrição, podendo selecionar apenas no dia da retirada.

Além disso, você precisará de duas fotos 3×4, tiradas em fundo branco. Elas são essenciais para a retirada do documento, pois muitas unidades não aceitam produzir uma foto para você.

Compareça à unidade

Depois desse processo, você só precisa comparecer à unidade no dia agendado, no horário certo. A sua carteira de trabalho ficará pronta rapidamente se você estiver com todos os documentos em mãos.

Informações adicionais

É importante pontuar que a carteira de trabalho é um documento de direito de todos. Por isso, você não precisa pagar por nenhuma taxa dentro do Poupatempo para retirada.

Se você não possuir meios para acesso à internet, o agendamento necessário para retirar a carteira pode ser feito por telefone ou até fisicamente, em uma unidade próxima de você.

A maioria das unidades fica aberta de segunda à sábado, com horários das 8 horas às 19 horas. Entretanto, é importante que você confira esse horário de funcionamento do Poupatempo que você selecionar. Assim, fica mais fácil agendar o seu atendimento para retirar a carteira de trabalho rapidamente.

Viu como é simples? E você, já preparou os documentos necessários?