Como funciona a consulta do Cartão SUS

Todos os cidadãos brasileiros que precisam utilizar o sistema público de saúde encontram na consulta do cartão SUS uma importante aliada. De uma maneira oficial, esse documento é conhecido como Cartão Nacional de Saúde. Portanto, é fundamental saber como fazer a consulta numero cartao SUS pelo nome da pessoa.

Vale ressaltar que uma das principais funções do cartão é manter o histórico médico do paciente. E isso inclui a relação dos postos e hospitais procurados para realizar o atendimento, além de informações essenciais, como:

  • Consultas agendadas e realizadas,;
  • Exames agendados e realizados;
  • Nome dos médicos que realizaram todos os procedimentos;
  • Especialidade procurada pelo paciente;
  • Quais medicamentos foram retirados na farmácia popular;

E se você ainda tem qualquer dúvida sobre como fazer a consulta do cartão SUS pelo nome da pessoa, vamos fazer todos os esclarecimentos necessários.

Passo a passo para consultar

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam perdendo o cartão do SUS, se você faz parte desse grupo, saiba que existe uma forma prática de ter de volta essa informação, você só precisa saber como fazer a consulta do cartão SUS pelo nome da pessoa.

O Portal de Saúde do Cidadão é a maneira mais rápida e prática de realizar essa consulta. Confira o passa a passo:

  1. Acesse o site http://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao
  2. Escolha a opção “Acessos Públicos”;
  3. Clique em “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por Nome”;
  4. Preencha todos os dados solicitados como: nome, CPF, data de nascimento, município de nascimento, nome da mãe, preencha os dados pedidos e vá até “consultar”.
  5. Aguarde até que o número do seu cartão seja apresentado, o tempo de espera vai depender da velocidade da conexão com a internet.

Maneiras de realizar a consulta do cartão SUS

A consulta do cartão do SUS também pode ser feita através do número do CPF. Ela também pode ser feita no próprio Portal de Saúde do Cidadão. Para isso basta:

  1. Clicar na opção “Acessos Públicos”;
  2. Ir até ““Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por Número de CNS, CPF ou DNV”.
  3. Selecionar a melhor opção que nesse caso é o CPF;
  4. Preencher as informações solicitadas como nome completo, número de CPF e dia de nascimento;
  5. Digitar os caracteres solicitados e ir em consultar;

Feito isso, o sistema irá fazer uma busca para saber se existe algum cadastro vinculado ao CPF informado, caso todas as informações estejam corretas, o seu cartão irá aparecer em seguida.

Segunda Via do Cartão do SUS

Existe também a possibilidade de solicitar uma segunda via do cartão do SUS. Basta apenas se encaminhar a uma unidade de saúde que seja credenciada pelo órgão,  e apresentar o RG juntamente com o CPF.

Em seguida é necessário seguir todo o passo a passo informado pelo atendente, quando finalizado existe a opção de buscar pessoalmente na unidade, ou receber via correios, isso fica a critério de cada pessoa.

Vale ressaltar que existem casos nos quais o sistema emite na hora desse cartão, portanto, você pode sair do posto de saúde já com o seu em mãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *