Como calcular o valor de água e luz que você vai gastar no seu imóvel?

Quem nunca parou para imaginar o quanto gasta de luz e água no mês?

E se fosse possível calcular os gastos para não ter nenhuma surpresa no final do mês?

Além de possível, os cálculos para ter uma base do seu consumo de energia e água são fáceis e nessa matéria iremos explicá-los de uma forma simples. Continue lendo.

Como calcular o valor da energia elétrica

Para saber exatamente qual o seu consumo mensal, uma boa dica é que você emita uma segunda via aes, fazer isso através do site é simples e rápido.

Com a segunda via em mãos, verifique a quantidade de energia consumida nos últimos meses, mas não se esqueça, mais da metade da sua fatura é referente a impostos e taxas e conhecer esses valores é muito importante.

Separamos quatro dicas para calcular a energia elétrica da sua residência, veja abaixo.

Verifique seus aparelhos eletrônicos

Cada aparelho eletroeletrônico possui um gasto de kWh, alguns são mais econômicos e outros não, para isso, veja na etiqueta a quantidade de watts consumidos pelo aparelho e faça uma lista, não esqueça nenhum.

Transforme watts em kilowatt-hora

O kWh é a medida que as concessionárias de energia utilizam. Para saber qual o valor do watt, basta transformá-lo em kWh, e para isso, apenas divida o valor apontado pelo fabricante por 1000.

Exemplo: Um aparelho consome 200 watts, dividindo esse valor por 1000, teremos o resultado de consumo do aparelho. 0,2 kWh.

Controle seu consumo diário e mensal

Agora que você sabe a potência do aparelho em kWh, multiplique esse valor pela quantidade de horas que ele fica ligado por dia, e depois, o mesmo valor para o mês.

Exemplo: O aparelho que consome 0,2 kWh, e por dia fica ligado por 10 horas seguidas, consome 0,2 kWh x 10 horas = 2kWh.

Para o cálculo mensal, multiplicamos o valor de horas diárias pela quantidade de dias no mês.

Ou seja, 2kWh x 20 dias = 40 kW

Descubra o valor final da sua conta de luz

Com a fatura em mãos, verifique o valor do kWh, esse valor pode variar de acordo o seu Estado e a concessionária que presta o serviço.

Multiplique o valor do kWh pelo gasto em kW do aparelho e pronto, você já sabe quanto você paga pelo aparelho no mês.

Você pode fazer isso com todos os aparelhos da sua casa, mas lembre-se, esse é apenas o valor de consumo, sem contar taxas, impostos e encargos.

Como calcular o gasto de água

Para calcular o valor da conta de água que você irá pagar, é necessário que você tenha em mãos a fatura do mês anterior.

Os valores da conta de água que devem ser observados são os que estão em m³, esse valor é equivalente a quantidade de litros gastos no imóvel.

Pegue a fatura atual e verifique o valor em M³ e subtraia pela fatura anterior.

Exemplo: o gasto da tarifa atual se encontra em 650 m³ e o gasto da tarifa passada se encontrava em 630 m³ ou seja, no mês, houve o consumo de 20 m³ ou seja, 20 mil litros.

Para saber o valor do m³ em R$, é preciso estar com a tabela de tarifas da empresa que presta esse serviço ao seu estado.

Se além das contas de luz e água você também paga pelo tratamento de esgoto, é necessário saber que o valor sempre será 80% do valor da sua conta de água.

Leia mais sobre: Sabesp segunda via

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *