Alimentação saudável: os benefícios de cada cor de alimento

Cada cor de alimento nos proporciona um benefício diferente e se você está pensando em começar a ter uma vida mais saudável e longa precisa se atentar a todos esses detalhes. Confira abaixo quais são os benefícios que cada grupo de alimento nos proporciona. No melhor dos mundos você deve consumir uma dieta mais colorida. O ideal é que nossas refeições principais: café da manhã, almoço e janta tenham pelo menos alimentos de quatro cores diferentes, no mínimo.

Alimentos, suas cores e benefícios

Confira abaixo como cada grupo de alimentos pode nos beneficiar de maneiras diferentes:

Alimentos da cor branca

Fontes de potássio e cálcio, contribuem para a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Exemplos: Banana, batata, couve-flor, feijão branco, leite.

O maior benefício de alimentos de cor branca é aumentar nossa F O R Ç A.

Alimentos da cor vermelha

Esses alimentos são indicados contra depressão, cansaço ou falta de desejo sexual. O vermelho, proveniente do licopeno, aparece associado à vitamina C, thermatcha depoimentos, formando uma dupla com o efeito antioxidante, que entre vários benefícios, previne o câncer e colabora para o tratamento do estresse.

Exemplos: Pimentão vermelho, tomate, morango, melancia, goiaba.

O maior benefício de alimentos de cor vermelha é aumentar nossa E N E RG I A.

Alimentos da cor laranja

São ricos em betacaroteno, fundamental para a manutenção dos tecidos e cabelos. Ricos em vitamina C, participam da ação do colágeno e têm ação antioxidante contra os radicais livres. Também beneficiam a visão e fortalecem o sistema de defesa. Alguns destes alimentos também ajudam na prevenção do câncer de mama.

Exemplo: Mamão, cenoura, laranja, milho, abóbora.

O maior benefício de alimentos de cor laranja é aumentar D E F E S A contra doenças e bactérias.

Alimentos da cor verde

Nestes alimentos o pigmento responsável é a clorofila, considerada um importante energético celular. Desintoxicam as células, inibem os radicais livres, protegem o cabelo e a pele e impedem que o organismo absorva as substâncias químicas.

Exemplo: Abacate, abobrinha, alface, quiabo, repolho, brócolis, kiwi.

O maior benefício de alimentos de cor verde é aumentar a L I M PE Z A do nosso organismo! Todos eles oferecem efeito detox.

Alimentos da cor Marrom

São ricos em fibras e, por isso, favorecem o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre. Também têm efeito antioxidante, vasodilatador e combatem a ansiedade e a depressão.

Exemplo: Soja, aveia, arroz integral, trigo, lentilha, nozes

Esses alimentos tem efeito R E G U L A D O R em nossos corpos.

Alimentos da cor roxa

Contém antocianina, pigmento ligado à vitamina B1, thermatcha youtube. Os alimentos desta cor retardam o envelhecimento, neutralizam as substâncias cancerígenas, antes que elas alterem o código genético. Auxiliam o sistema nervoso, pois favorecem a circulação e protegem o coração Também contém boa quantidade de ferro.

Exemplo: Ameixa, uva, jabuticaba, beterraba, repolho-roxo, alcachofra.

Esses alimentos aumentam nossa L O N G E V I D A D E, confira aqui mais dicas para viver mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *